André Sussumu Iizuka

- André Iizuka
- Sócio
- Email: andre@iizuka.adv.br
• Professor da Associação Paulista de Estudos Tributários – APET, no Curso de “Tecnologia e sua Tributação”;
• Pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais – NEF, da Fundação Getúlio Vargas – FGV – Grupo da Reforma Tributária;
• Sócio-fundador e membro do Conselho Fiscal do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul – ITESCS;
• Conselheiro Fiscal da Associação Nacional dos Gestores de Contratação – ANGC;
• Conselheiro Fiscal do Instituto Marion de Excelência Contábil – IMEC;
• Diretor Jurídico da Casa da Esperança – Kibo-no-iê;
• Conveniado à Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação – ABRAT;
• Participante e colaborador no Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP;
• Participante e colaborador da Associação Brasileira de Logística – ASLOG;
• Participante e colaborador nos Comitês de Tecnologia e Informação (COTEC), Logística e Jurídico da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria (ITALCAM);
• Participante e colaborador nos Comitês de TI, Logística e Jurídico da Câmara de Comércio França-Brasil;
• Participou do Projeto do SPED, EFD e NF-e – Grupo Instituições Financeiras em Brasília representando o Banco Gerdau em 2008;
• Participou do Comitê Tributário da Associação Brasileira de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABHIPEC de 2005 a 2007;
• Atuou ao longo da carreira na área tributária para grandes empresas como a IBM, Embraer, Osram, Carrefour, Playcenter, Casa do Pão de Queijo, Gafisa, Sodexho, Kodak, Panasonic, Lolly Pop, etc., e na área contratual negociou centenas de contratos de tecnologia com instituições financeiras como Bradesco, HSBC, Santander, Safra, Citibank, Cargil, Gerdau, GE, Lehman Brothers (EUA), Barclays, Sicredi (POA), Banco da China, BPN, Alpha, Fibra, Rabobank, Daycoval, etc.
Formação Acadêmica
• 2009/2010 - Especialização em Direito Tributário
Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP
Projeto de Pesquisa: Hipótese de incidência do ISS sobre o licenciamento e cessão de direitos de uso de software
Orientadora: Vanessa Canado
• 2006/2008 - Especialização em Direito Empresarial
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP
Projeto de Pesquisa: Direitos Autorais de Software
Orientador: Fábio Ulhoa Coelho
• 1992 - 1997 - Graduação em Direito.
Universidade Paulista, UNIP.
Formação complementar
• 2010 - Prova no Direito Administrativo Tributário – Dialética.
• 2010 - Negociações Complexas - Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP.
• 2009 - Programa Cyber Space Camp do Brasil - Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP.
• 2009 - Internacionalização das Relações Jurídicas Contexto Global - Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP.
• 2009 - Macroeconomia para Advogados - Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP.
• 2009 - Microeconomia para Advogados - Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP.
• 2009 - Finanças aplicadas ao Direito - Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP.
• 2008 - Inovação e Tecnologia – Aula Magna Miguel Jorge - Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP.
• 2007 - 5º Simpósio de Direito Tributário - APET – Associação Paulista de Estudos Tributários, APET.
• 2006 - Alterações do Código de Processo Civil - IOB.
• 2006 - 15º Simpósio IOB de Direito Tributário.
• 2005 - Aspectos Legais, Contábeis e Fiscais das Operações Societárias - Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-SP.
• 2004 - Contabilidade Tributária - Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-SP.
• 2004 - Curso de Inglês Instrumental – Avançado - Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-SP.
• 2003 - Curso de Inglês Instrumental – Básico - Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-SP.
• 2003 - O Novo Código Civil - Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-SP.
• 2003 - O Direito na Era da Globalização: Tratados Internacionais - Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-SP.
• 2002 - Direito e Informática - Associação dos Advogados de São Paulo, AASP.
• 2002 - Defesa do Consumidor - Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-SP
• 2002 - Planejamento Tributário - SSJ - Santille, Schlochaer & Jucá, SSJ.
• 1999 - Laboratório de Direito Tributário - SSJ - Santille, Schlochaer & Jucá, SSJ.
• 1998 - Simpósio sobre Processo Administrativo Fiscal - Dialética.
• 1997 - V Curso de Direito Tributário Aplicado - Instituto dos Advogados de São Paulo, IASP.
• 1997 - II Seminário de Direito Tributário - SSJ - Santille, Schlochaer & Jucá, SSJ.
Atuação profissional
2000 - Atual - Iizuka Advocacia – Função: Sócio
1996 - 2000 - Oliveira Alves Advogados – Função: Advogado Junior
1996 - 1996 - Chocolates Evelyn Ltda. – Função: Assistente Jurídico
Idiomas
Inglês - Intermediário
Espanhol - Avançado
Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
• Contratos de Tecnologia e a CIDE In: Planejamento Fiscal ed. São Paulo: Quartie Latin, 2009, v.II.
Áreas do conhecimento: Direito Tributário. Meio de divulgação: Impresso.
Artigos em jornal de notícias
• Legalidade Plena do Planejamento Tributário. A Comarca do Mundo Jurídico, 2008. Áreas do conhecimento: Direito Tributário. Meio de divulgação: Impresso.
• Novas Regras no Mercado de Capitais. A Comarca do Mundo Jurídico, 2008. Áreas do conhecimento: direito empresarial.
• Contratos Interempresariais em TI. A Comarca do Mundo Jurídico, 2007. Áreas do conhecimento: Direito Civil. Meio de divulgação: Impresso.
• Fim da Advocacia. A Comarca do Mundo Jurídico, 2007. Áreas do conhecimento: Direito Privado. Meio de divulgação: Impresso.
• Riscos Empresariais nas Software´s House. A Comarca do Mundo Jurídico, 2007. Áreas do conhecimento: Direito Empresarial. Meio de divulgação: Impresso.
• Second Life. A Comarca do Mundo Jurídico, 2007. Áreas do conhecimento: direito empresarial. Meio de divulgação: Impresso.
Entrevistas na mídia
• Legislação sobre Software e Fiscalização, 2009. - Veículo: NetTV
Entrevista: Ricardo Silveira
Áreas do conhecimento: Direito Tributário, Direito empresarial.
Setores de atividade: atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria, atividades dos serviços de tecnologia da informação.
• Cédula de Crédito Bancário, 2010 - Veículo: Rede Vida e Rede TV
Áreas do conhecimento: Mercado Financeiro.
Setores de atividade: atividades jurídicas, bancário e empresarial.
Palestras
• Tecnologia e sua Tributação, 2009 – Associação Paulista de Estudos Tributários - APET.
• Inovações na Área de Cosméticos, 2008 – Câmara de Comércio França-Brasil.
• Questões Atuais e Polêmicas do Direito Tributário, 2007 – Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP.





participe de nossas redes sociais